Image Alt

O Projeto

Mulheres Iluminando o Mundo, tem por objetivo estimular a democratização da cultura e a representatividade das mulheres no mercado de trabalho, apoiando a promoção da diversidade na sociedade. Essa iniciativa está embasada nos Sete Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) das Nações Unidas.

O Projeto MIM é composto pelo média-metragem de 37 minutos, Mulheres Iluminando o Mundo, 8 Pílulas de Filmes Documentários de 5 minutos cada e um Ecossistema Digital, além de debates sobre temas relacionados às mulheres no mercado de trabalho, na ciência e em todos os lugares que possam ser democraticamente ocupados por mulheres e uma série de posdcasts com a mesma temática. O principal objetivo do Projeto é abordar o Empoderamento das Mulheres e das Meninas, a Igualdade de Gênero e Equidade, e apresentar histórias de impacto, conquistas e sonhos de mulheres brasileiras em sua grande diversidade étnica, social e cultural.

Com a Parceria e Consultoria Técnica da ONU Mulheres, o Projeto é realizado pela Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas e conta com o apoio da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, com mais de 3.200 empresas signatárias no mundo, que visam construir economias fortes e impulsionar os negócios, influenciando positivamente a sociedade.

Parceria

A ONU Mulheres é uma entidade da Organização das Nações Unidas para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Foi criada em 2010 para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos das mulheres.

O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

7 Princípios de Empoderamento das Mulheres

O Projeto Mulheres Iluminando o Mundo está embasado nas diretrizes globais da ONU Mulheres Brasil  e dos WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres, da sigla em inglês) e tem por objetivo iluminar cada um dos sete princípios, com exemplos práticos e adequados ao contexto do Brasil. Seguem os 7 princípios:

1.
Princípio 1

Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

2.
Princípio 2

Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

3.
Princípio 3

Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

4.
Princípio 4

Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

5.
Princípio 5

Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

6.
Princípio 6

Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

7.
Princípio 7

Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Ecossistema Digital

O Ecossistema Digital MIM – Mulheres Iluminando o Mundo, promove e incentiva o engajamento de mais mulheres e iniciativas que promovam a igualdade de gênero em todas áreas de atuação. O MIM está nas principais redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, Linkedin e Tik Tok – para aproximar coletivos, empresas e iniciativas que estão lutando pela mesma causa, mas precisam de um “lugar” onde possam se encontrar e saber da existência um do outro.

O Ecossistema Digital, além da visibilidade para empresas, coletivos e iniciativas que queiram iluminar-se, contando suas propostas e realizações em nossas redes, também oferece o Monitor MIM ou Dashboard MIM, uma ferramenta desenvolvida para o monitoramento de perfis, pessoais ou institucionais, ligados às causas das mulheres. O dashboard acompanha a movimentação nas redes (Twitter) ligadas às mulheres, permitindo identificar pautas, participar das conversas, apoiar causas, aprofundar discussões, entre outras possibilidades.

 

Contas Monitoradas

Empresas signatárias das WEP’s

Parceiras

Patrocinadoras

Iniciativas/
movimentos/
instituições

Influenciadores 

Mídia

 

Base de dados 

Contém mais de 830 contas atualizadas constantemente. Todos os dias são coletados milhares de posts, disponibilizados por até 30 dias.  O projeto prevê a inclusão de perfis de iniciativas que desejem participar deste acompanhamento., 

rizoma-ecossistema_1

Sobre a Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas:

A Umiharu cria, desenvolve, faz a gestão e a realização de projetos audiovisuais e teatrais de alcance social nas áreas de cultura e educação, sempre orientados pelos conceitos humanistas de Sustentabilidade e Ética. Há 13 anos no mercado, integra a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, desenvolvendo Projetos de Causa, que geram interação das comunidades, com o setor público, privado e terceiro setor, a partir de temas de impacto relacionados aos ODSObjetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

Além de produtos próprios, a empresa cria, desenvolve e faz a gestão de Projetos para marcas que desejam democratizar o acesso ao conhecimento e estimular a criatividade do público, colaborando para a construção de uma sociedade mais justa, bela e humana.

Com qualidade, inovação, comprometimento e, contando com investimento direto ou por meio das Leis de Incentivo, agrega valor à marca de seus patrocinadores: Coca-Cola Femsa, Rabobank, Usiminas, Gerdau, Nestlé, 3M, Duratex/Deca, Braskem, C&A, Klabin, Pernambucanas, Novartis, Sandoz, HSBC, Banco Sumitomo, ABN Amro, Unilever, App 99, Arteris e EY.

Conheça outros projetos da Umiharu

Ecossistema Digital

A Zeitgeist é a empresa responsável pela criação e desenvolvimento do Ecossistema Digital para o Projeto Mulheres Iluminando o Mundo. O Ecossistema Digital consiste na criação, desenvolvimento e gerenciamento do site, perfis nas redes sociais e nas plataformas de vídeos e podcasts do Projeto, além da produção, pesquisa, monitoramento, análise de dados e relatórios diários, Dashboard Twitter de empresas signatárias Weps, além das redes de influenciadores, causas e iniciativas de empoderamento da mulher, curadoria e gerenciamento de conteúdos, incluindo newsletter do Projeto.

A Zeitgeist Consultoria em Redes Sociais é liderada por Drica Guzzi e tem entre suas especialidades o desenvolvimento de projetos de pesquisas, projetos de modelagem de banco de dados, Educação Midiática, Ecossistemas Digitais e projetos de inclusão digital.

CONCEPÇÃO E GESTÃO

APOIO INSTITUCIONAL
E CONSULTORIA TÉCNICA

PARCERIA

PATROCÍNIO

COPATROCÍNIO

APOIO AO PROJETO

REALIZAÇÃO

Acompanhe o que está acontecendo