Karla Lessa, major e pilota de helicóptero

Karla é a primeira mulher comandante de helicóptero de bombeiros, atuando
em profissão tradicionalmente masculina, a militar é uma das duas
mulheres entre os 30 pilotos de helicóptero da corporação mineira. Karla é uma das 8 protagonistas do filme documentário Mulheres Iluminando o Mundo.

 

Como o protagonismo feminino do pode construir outras narrativas e qual sua importância?

Difundir o protagonismo feminino em diferentes áreas de atuação é importante para conscientização da sociedade e valorização das pessoas que prestam um bom trabalho, independentemente do gênero. Essa iniciativa contribui para o fortalecimento dos princípios de justiça e igualdade.

 

O filme é uma forma de preservar e compartilhar a memória do legado de diferentes mulheres. Você percebe que existe uma ausência nesse sentido, no cinema e nas diferentes mídias?

Eu percebo que nos últimos anos há um esforço do cinema e da mídia de forma geral para divulgar os diferentes aspectos das mulheres, ampliando os espaços ocupados por elas e mostrando a sua diversidade. Os estereótipos vão aos poucos sendo alterados. Entretanto, entendo que essa expansão da abordagem envolve um processo de transformação que ainda precisa continuar a evoluir.

 

Pra você, o que é empoderamento e quais mulheres te inspiram nesse sentido?

Empoderamento é ter liberdade para realizar suas próprias escolhas. Muitas mulheres me inspiram através de suas atuações confiantes, decisivas e competentes. Mencionar uma ou outra seria injusto com tantas que são exemplos de superação. Menciono algumas, em posição de destaque a título de ilustração: minha avó materna, a Coronel Daniela (bombeira militar), Marie Curie (cientista), Marta (jogadora de futebol), Marie Marvingt (pioneira da aviação na França) e Angela Merkel (política alemã).