Estreia filme sobre mulheres pioneiras e inspiradoras

Equipe de gravação com a personagem Aline, motorista do aplicativo 99

Contando a história de oito mulheres, o projeto lançado pela Umiharu e que tem parceria com a ONU Mulheres e Rede Brasil do Pacto Global da ONU, lança o documentário Mulheres Iluminando o Mundo, com estreia no dia 28 de outubro, às 18h30, pela plataforma InnSaei, a inscrição é gratuita. 

Mais da metade da população brasileira é composta por pessoas do gênero feminino, porém, quando olhamos para o mercado de trabalho, cargos de liderança ou cenário político não vemos essa ocupação.  Para refletir sobre a fundamental participação feminina em lugares de poder, o filme traz o protagonismo, a diversidade e o empoderamento das mulheres, mostrando as conquistas de oito brasileiras de diferentes regiões do Brasil.

Formado por um média metragem de 37 minutos, oito pílulas de filmes documentários e um Ecossistema Digital, o Projeto Mulheres Iluminando o Mundo traz a importância da visibilidade de histórias femininas de realização de sonhos.

Segundo a cineasta Gisela Arantes, roteirista e diretora do filme, a importância do protagonismo feminino na construção de diferentes narrativas é o fio condutor para que não só o futuro, como o presente, sejam diferentes. “Se queremos pensar numa sociedade justa e inclusiva, não podemos abrir mão da capacidade das mulheres de gerarem bens coletivos. Então, o quanto não será rico ter mulheres protagonistas nos ambientes de poder e de decisão? Em todos os campos da sociedade, sua participação apresenta um diferencial construtivo de esperança e capacidade de reconstrução”, afirma Gisela.

A diretora relata que a inspiração para produzir o Filme veio justamente dessa inquietação e vontade de provocar na sociedade uma reflexão sobre o poder de protagonismo das mulheres para transformar a sociedade. “Acredito que a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, assim como a equidade que também é abordada no Filme, são preponderantes para chegarmos ao compromisso dos direitos de todos. Além disso, me interessa o ‘ser feminino’, o arquétipo que está além da época e das relações sociais, aquilo que é intrínseco ao universo da mulher e por isso capaz de transcender as barreiras da sociedade e dos costumes estabelecidos”, ressalta.

A partir dos cotidianos de 8 mulheres que inspiram, mobilizam e são pioneiras no que fazem, o filme tem como ponto forte a diversidade étnica, regional e sociocultural. A iniciativa tem como inspiração os sete princípios de empoderamento da ONU Mulheres (WEPs). Entre eles, o destaque para “tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação”. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a realidade brasileira mostra que a desigualdade de gênero no trabalho só acabará em 2276, se continuarmos a negligenciar a relevância do trabalho feminino. Em 2019, um estudo feito pelo IBGE mostrou que mulheres ganham menos do que os homens em todas as ocupações selecionadas.

Debate

Após o lançamento haverá um debate entre Gisela Arantes, diretora e roteirista do filme; Tayná Leite, consultora da ONU Mulheres; duas das protagonistas do filme, Sandra Benites, antropóloga e curadora-adjunta do MASP e Miriam Monteiro, presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café. A mediação será de Adriana Carvalho, CEO da Generation Brazi.

O Filme tem patrocínio da Ernst & Young (EY), Arteris, 99, ABN-Amro e SMBC
(Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro), além do apoio da Rede Brasil do Pacto Global, ABBI, 30% Club e Talenses Group.

SERVIÇO
Pré-estreia – 20/10
Local: A definir
Horário: A definir
Credenciamento: (e-mail): A definir

Assessoria de Comunicação
Amanda Pinheiro – (21) 97561-2667
Thayná Alves – (21) 99577-1793