Brasil é o país com mais empresas signatárias da ONU Mulheres

ONU Mulheres

Criados em 2010 pela ONU Mulheres e Pacto Global, os WEPs são a plataforma orientadora para empresas sobre como empoderar as mulheres no mercado de trabalho e nas comunidades e são baseados em práticas reais de negócios e informações coletadas em todo o mundo. Com mudanças de atitudes, as empresas aumentam o desempenho financeiro, melhoram o ambiente de trabalho, reforçam sua posição a favor da igualdade e a sociedade também ganha. Para ser uma empresa signatária, não basta falar sobre diversidade, é preciso que a as companhias trabalhem pela inclusão real de todas e todos.

O Brasil é o País que tem o maior número de empresas signatárias: mais de 550. Em 2018, quando o Programa Ganha-Ganha começou, eram 60. Entre as empresas WEPs estão algumas das maiores e mais importantes companhias em operação no Brasil – de diferentes setores da economia – e também centenas de pequenas e médias empresas.

Desde 2013, é realizado o Prêmio WEPs Brasil, que reconhece o trabalho de companhias de todos os portes e setores, de diferentes regiões do Brasil, que promovem ações pela igualdade de gênero. Por suas características, o Prêmio WEPs não incentiva a competição entre as empresas, mas a corrida pela maior pontuação sobre cada um dos 7 Princípios dos WEPs.

 

Sobre o Ganha-Ganha 

O empoderamento econômico das mulheres é um dos temas centrais do mandato da ONU Mulheres. Essa área de atuação não se limita ao acesso das mulheres à própria renda, mas também ao controle e uso desses recursos e a capacidade de reconhecer seus direitos, capacidades e interesses. Nesse sentido, a partir de 2018 se desenvolve o Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios, fruto da aliança estratégica e da cooperação entre a ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia (UE) para a promoção da igualdade de gênero no setor privado.

Essa iniciativa é implementada em seis países da América Latina e Caribe (ALC) – Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai, sendo que o escritório da ONU Mulheres Brasil atua na coordenação regional – e nos países da União Europeia.

O objetivo geral do Programa é contribuir para o empoderamento econômico das mulheres, reconhecendo-as como beneficiárias e parceiras para aumentar e selar o compromisso do setor privado com a igualdade de gênero. O Ganha-Ganha contribui para a conquista da igualdade de gênero ao incentivar a liderança das mulheres, sua participação na força de trabalho, o empreendedorismo, participação plena e igualitária na sociedade. Destina-se a empresas e redes de negócios lideradas por mulheres, também empresas multinacionais e partes interessadas relevantes na Europa e em países selecionados da América Latina e Caribe. Assim promove laços comerciais e inovação entre as mulheres de ambas as regiões, apoiando o diálogo inter-regional e o intercâmbio de boas práticas para aumentar a capacidade do setor privado na implementação de negócios com igualdade de gênero.

 

Os 7 Princípios

A ONU Mulheres Brasil, baseada na cartilha oficial global dos WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres, da sigla em inglês), tem como objetivo ilustrar cada um dos sete princípios com exemplos práticos e adequados ao contexto do Brasil. Seguem os 7 princípios:

 

LIDERANÇA: Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros;

IGUALDADE DE OPORTUNIDADE, INCLUSÃO E NÃO DISCRIMINAÇÃO: Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação;

SAÚDE, SEGURANÇA E FIM DA VIOLÊNCIA: Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras;

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres;

DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL E PRÁTICAS DA CADEIA DE FORNECEDORES: Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres;

LIDERANÇA COMUNITÁRIA E ENGAJAMENTO: Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa;

ACOMPANHAMENTO, MEDIÇÃO E RESULTADO: Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade de gênero.